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CLÍNICA DE PSICOLOGIA E    FONOAUDIOLOGIA   

Registrado no CRP/SP sob nº 322 J    


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           PSICOLOGIA

A Psicologia Clínica é uma área da saúde que atua na investigação, pesquisa, prevenção, avaliação/diagnóstico e  terapia dos distúrbios afetivos, comportamentais dificuldades na aprendizagem e relações interpessoais.

O psicólogo clínico é o profissional qualificado para trabalhar em todas as situações que envolvam dificuldades da área afetiva e/ou do relacionamento humano.

Quando a dificuldade é individual pode se expressar por depressões, estresse, angústia, fobia, labilidade ou imaturidade afetiva, sentimentos de inadequação, agressividade, isolamento e outros distúrbios ligados ao afeto.

Quando a dificuldade está no nível social se expressa por crises na família,  escola, trabalho ou na comunidade.

Desta forma, a Psicologia realiza trabalhos com:

Crianças — avaliação, diagnóstico, orientação familiar e terapia para casos de imaturidade afetiva, distúrbios da afetividade, dificuldades de aprendizagem, de relacionamento familiar e/ou na escola.

Adolescentes — avaliação, diagnóstico, orientação e terapia nas dificuldades típicas da adolescência e orientação vocacional.

Adultos — avaliação, diagnóstico e terapia através de entrevistas individuais ou de grupo, visando a estabelecer a harmonia e o equilíbrio interno e solucionar situações de conflitos interpessoais
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                                           PSICOMOTRICIDADE

“A Psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e seu mundo externo.”


O Psicomotricista atua nas áreas preventiva de educação,  reeducação e terapêutica. Para o tratamento das desarmonias e patologias psicomotoras, o indivíduo é previamente submetido a um perfil psicomotor onde se estabelece um projeto terapêutico.

O perfil psicomotor baseia-se na leitura dos macro e micro movimentos do corpo, procurando traçar as conexões existentes entre os aspectos sensoriais, motores, afetivos, emocionais, cognitivos e de desenvolvimento da pessoa.


                       PSICOPEDAGOGIA

A Psicopedagogia avalia a aprendizagem e a percebe não apenas como um ato intelectual e passivo, mas coloca em pé de igualdade aspectos cognitivos, afetivos e sociais.


Nesse sentido, a psicopedagogia é “ o processo pelo qual se proporcionam condições que facilitam o desenvolvimento do indivíduo, do grupo, da instituição e da comunidade, bem como prevenção e solução de dificuldades existentes, de modo a atingir objetivos educacionais e pedagógicos” (Masini, 1984, Jornal do CRP). Educare. Educare Clínica. Clínica Educare. Educare São Caetano.Educare São Caetano do Sul. Educare Psicologia. Psicologia Educare. Psicoterapia. Psicoterapia Educare. Clínica Educare São Caetano do Sul. Atendimento de psicologia em São Caetano do Sul. Educare ABC. Clinica Educare ABC. Clínica Educare São Paulo. Educare Clínica São Paulo.

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         FONOAUDIOLOGIA

A Fonoaudiologia é a área da Saúde que se dedica ao estudo, à pesquisa, à prevenção, à avaliação/diagnóstico e à terapia dos distúrbios da comunicação.

Entre os homens, a comunicação é feita através do corpo, das palavras e dos sinais falados e escritos.

Assim, se uma pessoa apresenta falhas na recepção, na integração, na expressão de sua comunicação, ou se quer aprimorá-la, deve procurar o auxílio de um fonoaudiólogo, que é o profissional indicado para ajudá-la.

Fatores somáticos, ambientais ou emocionais, anatômicos ou funcionais, congênitos ou adquiridos podem causar problemas na comunicação.


Eis algumas das dificuldades, normalmente atendidas pela Fonoaudiologia:

Afasia — impedimento na recepção, na formulação ou na expressão da linguagem causada por lesão cerebral. A ligação entre significado (a coisa em si) e o significante (o nome da coisa) encontra-se alterado. Ela pode, ou não, ser acompanhada de outros déficits perceptivos e motores. Pode também ser congênita ou adquirida.

Agnosia — incapacidade de reconhecer o significado das impressões sensoriais recebidas.

Bradilalia — ritmo de fala exageradamente lento.

Cluttering — dificuldade no ritmo de palavras, caracterizado por pronúncia rápida e confusa.

Deglutição Atípica — inadequação na forma de deglutir, onde o indivíduo, em geral, empurra a língua contra ou entre os dentes.

Disacusia — baixa na audição que pode atingir os sons graves e/ou agudos. A acusia ou surdez total é a incapacidade de receber os sons.

Disartria — transtorno na articulação da fala causado por lesões no Sistema Nervoso Central.

Discalculia — sintoma relacionado com a dificuldade de reconhecer números ou de fazer cálculos matemáticos.

Disfagia — dificuldade de deglutir.

Gagueira - Disfemia - Espasmofemia - Gagueira — falha no fluxo e ritmo normal da fala. Pode se caracterizar por repetições de sons, de palavras ou sentenças, por prolongamentos de sons, paradas, fugas de determinadas articulações ou palavras e, por vezes, bloqueio total de expressão. Existem vários graus de gagueira. Faz-se acompanhar, freqüentemente, de tensão muscular e irregularidades respiratórias.

Disfonia — dificuldade na expressão vocal que afeta, em geral, a altura, a ressonância, o volume e a sonoridade da voz.

Disgrafia — distúrbio na escrita, por dificuldades na codificação ou na execução motora dos símbolos gráficos. Nos casos mais graves, a escrita é ilegível.

Dislalia — é um transtorno na articulação dos fonemas, causado por alterações funcionais dos órgãos periféricos da fala.

Dislexia — dificuldade no aprendizado da leitura. É efeito de uma multiplicidade de causas, que vão de neurofisiológicas a conflitos psicogênicos. Ela não se relaciona a deficiências fonoarticulatórias, sensoriais, psíquicas ou intelectuais.

Dislogia — falhas na linguagem decorrentes de perturbação no pensamento; falta de coerência nos elementos de comunicação verbal.

Disortografia — transtorno da escrita caracterizado por inversões, reversões, omissões, aglutinações e substituição de letras. Geralmente, está assoaciada à Dislexia.

Dispraxia — falha na programação dos movimentos necessários para a execução de uma tarefa. Em geral, é independente de paralisia ou qualquer defeito motor.

Hipofrasia — impossibilidade de exprimir idéias por palavras.

Taquilalia — ritmo de fala exageradamente rápido.

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